sábado, 3 de novembro de 2012

A linguística Estruturalista

É a estrutura das línguas, contendo signos linguísticos com significante e significado.Também aceito geralmente que essa linguística se organizou formalmente como ciência com a divulgação do curso de linguística geral proferido por Ferdinand de Saussure, na Universidade de Genebra na Suíça, entre 1906 e 1910.

Estruturalismo esta relacionado a antiguidade, idade média e Renascimento fortemente ligado a gramática normativa que sua preocupação essencial era dita normas e estrutura a língua escrita ou falada. Havendo no século xx a quebra da visão normativa, trazendo à tona a Diacronia que se difere da sincrônica.

A ideia própria da noção de sistema era anterior a Saussure, que só teria sistematizado a mesma resumindo ao seu campo de estudos  ao sistema sincrônico que pesquisa uma língua em determinado momento sem preocupação com sua origem, para assim entender sua evolução com o passar do tempo.prevendo a visão de sistema de Saussure, sem atingir a precisão de seus  estudos, Whitney compreendia a linguagem escrita como um corpo orgânico, onde cada parte se unem para forma os movimentos para que aconteça o verdadeiro sistema. O mesmo já alertava  para os sons, não a parte física do aparelho fonador,mas o seu significado, o que mais tarde teria o nome de fonema.

Outro precursor do estruturalismo foi Jan Ignacy. Foi linguista, político progressista, defensor das minorias oprimidas, preso em 1914 na Rússia tzarista, em razão  de ser liberalista: uma espécie de Chomsky do início do século XX. Polonês de nascença, contemporâneo de Saussure, viveu e trabalhou em diversos países, transcorrendo parte de sua carreira na universidade de São Petersburgo na Rússia, onde lecionou em 1868 e de 1900 a 1920. Baudouin de Coutenay publicou um artigo no qual afirma que os sons da língua exercem uma função distinta e que é necessário diferencia uma disciplina fisiológica, dedicado aos sons, de outros, psicológica, voltado para os estudos das imagens fônicas nas suas funções linguística  Como por exemplo uma criança que está iniciando seu processo alfabético, ela assimila o som da letra a uma imagem, é o caso da letra "a" liga o seu raciocínio para a fruta abacaxi  assim também com o "p" de papai, reconhecendo o mesmo como um membro afetivo seu. Percebemos o significado das músicas cujas letras envolvem o alfabeto.

Encontrando nestas músicas o mundo dos fonemas que esta no seu convívio a todo instante, tornando os assuntos da escola mais interessantes e fáceis  Para Meillet, dentro do sistema de língua, haveria outros mais, como os pronomes e outros,percebendo assim uma certa estrutura dentro do mesmo para que exista coerência, para quem estuda vai estudar ou até mesmo pesquisar.

Representante modelo do estruturalismo: Saussure nasceu em Genebra, na Suíça, em 1857, no seio de uma família de intelectuais protestante. Com 18 anos, iniciou estudos linguísticos em Berlim e Leipzig, na Alemanha, onde, com 21 anos, defendeu uma dissertação sobre o sistema primitivo de línguas indo-européia e, três anos mais tarde, sua tese de doutorado sobre o uso do genitivo absoluto em sânscrito. Com dezenove anos, já estava filiado à sociedade de lingüística de Paris, fundada em 1876, onde tinha cargo administrativo apresentando vários trabalhos, influenciado por teorias linguísticas ligados à linguística histórico-comparatista, entre eles Bopp e Scheicher.



Postado por: Andrea Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário