segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conhecendo a psicolinguística!!




A linguagem por ser uma capacidade humana predominantemente social, permite-nos atuar em várias áreas e conhecer muitas formas onde ela é aplicada, entre essa multidisciplinaridade está a psicolinguística onde se estuda os processos linguísticos comprometidos à produção verbal atuante tanto no ramo da filosofia e o seu caráter interdisciplinar parcialmente na Neurologia e na Psicologia Clínica, dedicando-se ao estudo de doentes mentais, e orientando-se mais recentemente, no campo da Linguística, para o nível do discurso, do texto, e para uma abordagem pragmática da linguagem, sem abandonar a troca de informações com os outros níveis linguísticos de análise.
Entre os estudiosos que se destacaram está Noam chomsky, Lev semenovivich vygostsky e Piegot que fizeram uma associação entre linguagem e pensamento.

NOAM CHOMSKY
 






É professor de Linguística no Instituto de tecnologia de Massachusetts. Para Chomsky, os seres humanos são biologicamente programados pra desenvolver uma linguagem complexa em relação aos demais tipo de linguagem existente. A fala que os adultos apresentam às crianças é mal formada, limitada e possui hesitações, portanto, é inverossímil que uma criança aprenda a linguagem a partir dessas fontes externas - ou seja, Chomsky acredita que esses “dados de entrada” (inputs) não servem como um fator determinante da aquisição da linguagem e que deve existir algum mecanismo mental inato para a aquisição.
A partir de tais suposições, Chomsky questiona (no sentido de colocar as cartas na mesa) o fato de que todo sujeito nasceria com uma Gramática Universal (competência inata).


JEAN PIAGET






Jean Piaget (1896-1980) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Para Piaget, defender a existência de um núcleo fixo inato para a linguagem implicaria inferir que, assim como os processos de seleção natural propostos por Charles Darwin, a linguagem seria um golpe do acaso. Portanto, Piaget considera a dimensão exógena (objetivista), focalizando a origem do conhecimento (para nós, conhecimento linguístico) pela interação do sujeito com o objeto de conhecimento (para nós, a língua).

LEV VYGOTSKY




A abordagem de Vygotsky preocupou-se não só em mostrar que os processos de desenvolvimento psicológico não podem ser tratados como eventos estáveis e fixos, mas também em explicar como a maturação física e a aprendizagem sensório-motora interagem com o ambiente de modo a produzir as funções complexas do pensamento humano. Por esse motivo, a comunicação entre as pessoas recebeu muito destaque em sua obra devido à importância que Vygotsky deu à linguagem exigida nas trocas sociais. Ao dar nome, fazer associações e relacionar objetos constrói-se a realidade e, desse modo, os processos mentais vão dando forma ao pensamento e orientando o comportamento.

IMAGENS RELACIONADAS A PSICOLINGUÍSTICA









Postado por: Thayame Lopes
________________
FONTES:
http://didaticamentefalando.blogspot.com.br/2011/06/contribuicoes-dos-estudos-em.html
Pensamento e linguagem- lev semenovischy (1896-1934)-ridendo Castigat Mores
http://pt.wikipedia.org/wiki/
Chomsky N.linguagem e pensamento
FREIRE, Paulo. Cartas à Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
RAPOSO, Eduardo. Teoria da Gramática: a faculdade da linguagem. Lisboa: Caminho, 1992.
SLOBIN, Dan Isaac. Psicolinguística. São Paulo: Editora da USP, 1980.
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/965.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário