quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Introdução à linguística

Em uma definição bem simples e direta, pode-se dizer que Linguística é o estudo científico da linguagem humana, ou seja, o estudo sobre a capacidade de se comunicar do ser humano e as diversas manifestações dessa linguagem – processos de comunicação.

Mas, no que implica a capacidade de linguagem humana? De acordo com Mário Eduardo Martelotta em seu livro Manual de Linguística, a capacidade de linguagem humana está atrelada a um conjunto de características: 1) físicas, como o processo de emissão de sons – expulsão de ar dos pulmões que faz vibrar as pregas vocais – e as áreas do cérebro responsáveis pela linguagem; 2) cognitivas, a capacidade de compreender o mundo, armazenar, organizar e transmitir informações; 3) e socioculturais, que são as influências da sociedade em que se vive e como se manifesta a linguagem em cada um dos grupos sociais.

Por envolver diversos pontos de observação, é que a Linguística se torna multidisciplinar. Por exemplo, a psicologia se apoia na Linguística para a análise e compreensão do pensamento, ou seja, como ele se forma, quais os mecanismos de associação que nós fazemos. Da sociologia surge a sociolinguística, que estuda a importante função da linguagem na vida em sociedade. E assim por diante. A linguística com suas várias teorias possibilita essas relações interdisciplinares.

Seu embasamento teórico – e são várias as teorias – é que permite que a linguística seja considerada uma ciência. Por causa disso, surgiram diversas escolas – gerativista, estruturalista –, mas a linguística moderna possui uma concepção funcionalista.

Desde o lançamento póstumo do livro Curso de linguística geral (de Ferdinand de Saussure), a linguística moderna adquiriu um caráter descritivo. Ela busca observar e descrever todas as línguas como elas aparecem sem qualquer juízo de valor, admitindo que a linguagem é contextual, não sendo de seu interesse prescrever qual variação é mais correta.

Foram seus estudos que trouxeram a discussão sobre preconceito linguístico, sobre novos modos de ensinar língua estrangeira, etc. Assim, a linguística é de extrema importância para nós, por não se manter somente no campo teórico.


Postado por: Carolina Aurea
___________________
FONTE: Martelotta, M.E. (org.). (2008).  Manual de Linguística. 1a Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário