terça-feira, 30 de outubro de 2012

Funcionalismo

O funcionalismo surgiu dentro do estruturalismo. As teorias de Ferdinand de Saussure vieram como mudança no modo de estudar linguística, e seus conceitos, apesar de muito aceitos, serviram mais como modelo para o desenvolvimento de novas teorias do que como verdades absolutas. Com essa revolução, vários grupos de estudo surgiram pela Europa. Dentre os que tiveram como base o estudo de Saussure estava a Escola de Praga. Dela saíram os principais representantes do funcionalismo, Nikolaj Trubetzkoy e Roman Jakobson.

Trubetzkoy e Jakobson voltaram seus estudos principalmente para a fonologia. Trubetzkoy, com seus trabalhos, lançou vários fundamentos como a distinção entre fonética e fonologia, sendo a fonologia o estudo sobre as funções distintivas do som – função demarcadora e função expressiva. Jakobson, por sua vez, trouxe a distinção de categorias marcadas e não-marcadas, e os conceitos de referente, emissor, função fática, conativa, emotiva, metalinguística, etc.

Mas não só no campo fonológico os linguistas da Escola de Praga influenciaram. Lá foi iniciado o estudo da “concepção funcional da sentença”, ou seja, a ordem em que os elementos aparecem numa frase depende da situação em que o emissor se encontra. O contexto e a intenção organizam as palavras dentro da sentença.

Com essa característica, o funcionalismo se volta para os propósitos da situação comunicativa – quem produz a frase, para quem se fala –, se distanciando do estruturalismo que estudava a linguagem como expressão limitada do pensamento. Por exemplo, os funcionalistas estudariam a linguagem usada nesse blog baseado em seu contexto. Apesar de ser um trabalho universitário, o espaço em que o blog (internet) se encontra e o objetivo comunicativo (ser fonte de explicação para quem nunca teve contato com o estudo linguístico) permitem que usemos o português na sua forma mais popular e acessível.

Podemos pegar como exemplo também essa tirinha:


O funcionalismo explicaria que há a compreensão da mensagem, porque a troca do "L" pelo "R" na palavra "filme" é uma característica de pessoas do interior (contexto o qual  pode ser percebido através das roupas usadas pelos personagens). Assim, não seria possível concluir que o personagem de azul está usando, como é usado em alguns lugares, a gíria "firme?" para perguntar "tudo bem?". 

Outra característica da corrente funcionalista é que toda língua possui uma gramática (conjunto de regras) estável, mas que se adequa diante das diversas situações da comunicação interpessoal.

O funcionalismo, portanto, estuda a linguagem como “um conjunto complexo de atividades comunicativas, sociais e cognitivas”.


Postado por: Carolina Aurea
___________________
Fonte: CUNHA, A. F. In: Mario Eduardo Toscano Martelotta.(Org). Manual de lingüística. São Paulo: contexto, 2008, v.1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário