sábado, 3 de novembro de 2012

Gramática: Normativa x Descritiva

Uma das coisas que mais me chamou atenção no curso de Letras foi que a gramática da escola (aquela que até hoje muita gente nunca aprendeu direito, a Gramática Normativa) não é a única que existe. As matérias Linguística I e Leitura e Produção de Texto I (entenda-se linguística textual) são um abrir de olhos para as diversas regras/variações que existem dentro da língua portuguesa.

Assim, por entender que a língua é viva (como explicou o colega Hugo em seu texto sobre preconceito linguístico), o estudo linguístico desenvolveu a Gramática Descritiva, que tem um alcance maior e mais real do que realmente acontece no português ou em qualquer outra língua.


Gramática Normativa

A Gramática Normativa, apesar de estar enfraquecida, ainda é a que predomina dentro das salas de aula de ensino fundamental e ensino médio. O motivo é que o modelo para essa gramática são os textos literários ou a variedade falada pelas pessoas com maiores posses. Dessa forma a ideia de domínio da variedade culta se mistura com a ideia de poder, então quem tem domínio da norma culta é letrado, tem mais capacidade que outros.

E é assim que a Gramática Normativa se mantém presente até hoje: imutável, ditadora de regras de bom uso da língua, o que é certo o que é errado, prescritiva. Qualquer desvio indica pobreza de conhecimento, inferioridade.


Gramática Descritiva

A Gramática Descritiva tem força principalmente no ensino superior. Ela não busca prescrever a forma correta de falar e escrever, ela faz a descrição da variedade da língua dentro de seu contexto. O exemplo mais o usado é a linguagem da internet: “E aí o que que nós vamo fzr no finds?”. O linguista descreveria a estrutura e as escolhas das palavras de acordo com o seu contexto e intenção dentro do grupo social em que a frase está inserida. E diria que não está errado. A sentença, cujo significado no “bom português” seria “E aí, o que nós vamos fazer no fim de semana?”, tem toda a razão de existir porque é mais uma forma de variação.

Para a Gramática Descritiva, portanto, a Gramática Normativa é somente outra variação possível em uma língua.



Postado por: Carolina Aurea

2 comentários:

  1. sem dúvida essa foi a melhor e mais clara explicação que já li sobre a gramática descritiva, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir